top of page
  • Foto do escritorLabGeM

Trabalho de extensão com crianças e jovens em Escola Municipal!

Atualizado: 23 de jun. de 2021


O projeto de extensão Incentivo ao reflorestamento em cenários de mudanças climáticas tem entre os objetivos desenvolver iniciativas de reflorestamento, arborização e educação ambiental. Para isso, são utilizadas mudas de espécies florestais nativas que são importantes no extrativismo e geram renda nos ambientes de ocorrência natural, tendo portanto relevância socioeconômica e cultural.


Como parte das atividades do referido projeto de extensão, foi realizada uma ação de extensão no dia 06 de dezembro de 2019, na Escola Municipal Maria Francinete Gonçalves Maia, no bairro Nova Parnamirim em Parnamirim/RN.


A ação iniciou com a apresentação dos professores e alunos da EAJ/UFRN, seguida por palestras de educação ambiental com as crianças e jovens da escola. Ainda nas salas de aula, foram utilizados jogos de aprendizado sobre a temática arborização.


Por último, os alunos da escola realizaram o plantio de mudas em área pré-determinada na entrada da escola, sendo orientados pelos integrantes do nosso grupo LabGeM.


"As atividades com as crianças e jovens foram muito gratificantes. Despertamos também o interesse dos professores da escola por novos projetos de sustentabilidade.

As tecnologias adquiridas pelos nossos alunos da EAJ/UFRN por meio do ensino e pesquisa devem ser continuamente compartilhadas com a comunidade ao nosso redor", comenta o professor Fábio Vieira.


Próximos passos

Novas ações serão desenvolvidas junto a este público, de maneira que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos obtidos e assim contribuam de forma efetiva para a defesa do meio ambiente e conservação das espécies arbóreas nativas.


Colaboradores

Participaram da ação de extensão estudantes de graduação da Engenharia Florestal da EAJ/UFRN, Abidã Neves, Luan Silva, Rafael Lima, Thereza Marinho e Willy Morais; a mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) Raiane Sales; a bolsista PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES) do PPGCFL Cristiane Fajardo; a técnica de Laboratório Luciana Pinheiro e o professor e coordenador do projeto de extensão Prof. Fábio Vieira.


Abaixo um vídeo ilustrativo com algumas fotos da atividade de extensão.

120 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page