top of page

Emergência de plântulas de dendê

Atualizado: 31 de out. de 2019


O dendezeiro (Elaeis guineensis, Arecaceae) é originário da África tropical, e bastante cultivado na América Central, América do Sul e Ásia. Do dendê é extraído o óleo, que possui ampla utilização na indústria alimentícia (margarinas, gorduras, gelatinas, óleos de cozinha, etc), fins farmacêuticos, devido a suas propriedades antioxidantes, e na produção de biocombustíveis.


As sementes de dendê, assim como muitas palmeiras, apresentam baixo percentual germinativo, devido à existência de dormência, ocorrendo assim a necessidade de submetê-las a condições ideais de temperatura e umidade. Para acelerar e uniformizar o processo de germinação, é sugerido que as sementes sejam submetidas a tratamentos pré-germinativos.


Para o estudo, foram obtidas amostras de sementes de duas populações, uma de ocorrência natural e outra utilizada no paisagismo do Bosque das Mangueiras em Natal/RN. O teste de emergência consistiu em três tratamentos, que foram: sementes com endocarpo, sementes escarificadas e sementes não escarificadas.


Os resultados da emergência indicaram que não houve diferenças significativas entre os tratamentos avaliados, com reduzidas taxas de emergência (<12%). Além disso, foi determinado o teor de água das sementes e realizada a curva de embebição, que contribuíram na descrição do padrão de absorção de água dessas populações. Leia mais!

Fotos: Cynthia Guerra e Kyvia Pontes

Fotos: Cynthia Guerra e Kyvia Pontes



Por Cynthia Guerra e Fábio Vieira, LabGeM

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page