top of page

Germinação e estabelecimento de mudas da carnaúba

Atualizado: 4 de ago. de 2020


Constantemente são demandadas informações básicas sobre a germinação e o cultivo das espécies nativas, tornando relevante a compreensão dos principais processos envolvidos na obtenção de mudas e estabelecimento em campo.


Dentre as espécies nativas da Caatinga, destaca-se a palmeira carnaúba (Copernicia prunifera), que possui importância econômica e social para o bioma.


Visando obter o melhor método de germinação das sementes da espécie, investigaram-se tratamentos com sementes escarificadas e não escarificadas, e com o uso de água destilada e não destilada.


Em seguida, as mudas obtidas foram plantadas na área experimental da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN, onde foi avaliada a taxa de crescimento.


Verificou-se efeito positivo da escarificação na germinação, sendo que o tipo de água não influencia nas taxas de germinação.


O plantio experimental indicou resultados satisfatórios, com taxa de sobrevivência de 100% após quatro meses do plantio. Porém, observou-se redução na taxa de crescimento em altura em virtude do ressecamento das folhas, provavelmente efeito da perda de umidade do solo. Mais resultados aqui!

Fotos: Richeliel Albert

Fotos: Richeliel Albert



Por Richeliel Albert e Fábio Vieira, LabGeM

2.044 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page