Germinação e estabelecimento de mudas da carnaúba

Atualizado: Ago 4


Constantemente são demandadas informações básicas sobre a germinação e o cultivo das espécies nativas, tornando relevante a compreensão dos principais processos envolvidos na obtenção de mudas e estabelecimento em campo.


Dentre as espécies nativas da Caatinga, destaca-se a palmeira carnaúba (Copernicia prunifera), que possui importância econômica e social para o bioma.


Visando obter o melhor método de germinação das sementes da espécie, investigaram-se tratamentos com sementes escarificadas e não escarificadas, e com o uso de água destilada e não destilada.


Em seguida, as mudas obtidas foram plantadas na área experimental da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN, onde foi avaliada a taxa de crescimento.


Verificou-se efeito positivo da escarificação na germinação, sendo que o tipo de água não influencia nas taxas de germinação.


O plantio experimental indicou resultados satisfatórios, com taxa de sobrevivência de 100% após quatro meses do plantio. Porém, observou-se redução na taxa de crescimento em altura em virtude do ressecamento das folhas, provavelmente efeito da perda de umidade do solo. Mais resultados aqui!

Fotos: Richeliel Albert


#Coperniciaprunifera #caatinga #Arecaceae #carnaúba #árvoredavida #Caatinga #germinação #mudas #plantio


Por Richeliel Albert e Fábio Vieira, LabGeM

1,014 visualizações

© 2016-2019 Fábio Vieira

Podcast..png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter