Diversidade genética do dendezeiro

Atualizado: 31 de Out de 2019

Elaeis guineensis Jacq., conhecida popularmente como dendezeiro, é uma espécie representante da família Arecaceae de elevada importância econômica.


É nativa do continente Africano, mas apresenta boa adaptabilidade em ambientes tropicais, sendo encontrada facilmente em áreas de baixadas no território brasileiro. Seu principal produto são os frutos, amêndoas envolvidas por uma camada de polpa rica em óleo. O óleo pode ser extraído do fruto e da amêndoa, possuindo utilizações na indústria alimentícia e farmacêutica, além da produção de biocombustíveis.


Em geral, os produtos dessa espécie apresentam diversas vantagens, contribuindo social e economicamente para as comunidades extrativistas, além de contribuir ecologicamente na matriz energética brasileira.

Como sua ocorrência é em locais úmidos e com um padrão de indivíduos agregados, as atividades de pecuária e monocultura são as principais responsáveis pela redução populacional, tornando necessárias estratégias de conservação ecológica e genética desta espécie.


Por meio dos estudos genéticos é possível obter informações sobre a dinâmica populacional, contribuindo na caracterização e conservação ecológica, na compreensão dos processos evolutivos e na seleção de características desejadas.

Nesses estudos são realizados seleções de marcadores moleculares, testes de decréscimos populacionais e estimativas dos índices de diversidade, os quais possibilitam análises, pesquisas e estratégias de conservação da espécie.


Desta forma, pesquisas que visam analisar a variabilidade genética desta palmeira vêm se tornando cada vez mais importantes. Leia mais!

Foto: Kyvia Pontes


#dendê #Arecaceae #óleo #biocombustíveis #marcadoresmoleculares #ISSR #divergênciagenética


Por Kyvia Pontes e Fábio Vieira, LabGeM

0 visualização

© 2016-2019 Fábio Vieira

Podcast..png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter