top of page

Flor símbolo do Estado do RN!

Atualizado: 31 de out. de 2019


O Rio Grande do Norte anuncia a orquídea Cattleya granulosa como flor símbolo do Estado! Essa conquista foi possível com o suporte dos estudos sobre a Cattleya granulosa desenvolvidos pela nossa equipe do Laboratório de Genética e Melhoramento Florestal/UFRN em colaboração com Edson Mattos, Severino Carvalho, demais colegas da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), e procurador do Estado José Marcelo Costa.

Mediante esta rede de colaboração foi possível a elaboração da Lei nº 10.508, de 16 de Maio de 2019 que transformou a orquídea em flor ícone do Estado.

A nova lei estatual institui, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), a realização de um evento anual sobre a importância de promover a conservação, valorização e preservação da Cattleya granulosa.

Além disso, prevê ações como fomentar eventos congêneres relacionados à temática; propiciar o envolvimento dos meios de comunicação na divulgação; e divulgar a flor símbolo do Estado do Rio Grande do Norte nos documentos oficiais do IDEMA.

Foto: Edson Mattos (@orquidarioedsmattos)

Estudo do LabGeM sobre a Cattleya granulosa publicado na revista Biodiversity and Conservation disponível aqui.


Por Cristiane Fajardo e Fábio Vieira, LabGeM

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page