Participação no I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional

Atualizado: 4 de Dez de 2019

Por Thereza Marinho e Abidã Gênesis

Os congressos científicos possuem importância ímpar na vida de discentes em formação acadêmica, permitindo aos estudantes o acesso a diálogos interdisciplinares com diferentes pesquisadores e temáticas.

Outrossim, são eventos relevantes para os próprios discentes se sentirem construtores dessa rede de conhecimentos científicos, compreendendo que a pesquisa possui um papel imprescindível para o avanço da sociedade.

Nesse sentido, os membros do Laboratório de Genética e Melhoramento Florestal participaram do I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido.

Os dois congressos aconteceram em Campina Grande - PB, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019, com a finalidade de unir diversas áreas do saber para discutirem sobre o consumo, o desenvolvimento e a proteção ambiental frente ao atual cenário de globalização em um sistema capitalista.

Dessa forma, a programação científica foi composta por conferências, palestras, mesas-redondas, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos que dialogam de forma interdisciplinar com as questões ambientais.

Os trabalhos apresentados pela equipe do LabGeM foram:

AT 02: Riquezas Naturais

BIOMETRIA DAS SEMENTES DE Copaifera cearensis HUBER EX DUCKE ORIUNDAS DE FRAGMENTO FLORESTAL NA REGIÃO DE MACAÍBA, RN (Trabalho apresentado pelo graduando em Engenharia Florestal/UFRN, Abidã Neves).

RELAÇÕES ALOMÉTRICAS ENTRE INDIVÍDUOS DE Tabebuia roseoalba EM FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL DE TERRAS BAIXAS (Trabalho apresentado pelo graduando em Engenharia Florestal/UFRN, Luan da Silva).

EMERGÊNCIA DE PLÂNTULA DA Copaifera cearensis APÓS MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA (Trabalho apresentado pelo graduando em Engenharia Florestal/UFRN, Willy de Morais).

SELEÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES DE ISSR PARA ESTUDOS GENÉTICOS DA Spondias tuberosa Arruda (Trabalho apresentado pela mestranda do PPGCFL/UFRN, Raiane Sales).

A BIOÉTICA É IMPORTANTE PARA A PESQUISA COM EXTRATIVISTAS? (Trabalho apresentado pela mestranda do PPGCFL/UFRN, Raiane Sales).

AT 03: Sistemas de Produção

POTENCIAL ALELOPÁTICO DOS EXTRATOS DAS FOLHAS DE Copaifera cearensis A GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Lactuca sativa (Trabalho apresentado pela graduanda em Engenharia Florestal/UFRN, Thereza Marinho).

EFEITO ALELOPÁTICO DE CLONES DE Eucalyptus grandis x camaldulensis SOBRE A GERMINAÇÃO DE Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã (Trabalho apresentado pela graduando em Engenharia Florestal/UFRN, Rodolpho Braga).

https://editorarealize.com.br/revistas/conidis/anais.php


Também houve a aprovação dos três capítulos de livros mediante a proposta do e-book, intitulados:

PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS: IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E RELAÇÕES COM A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA CAATINGA (Trabalho aprovado pela mestranda do PPGCFL/UFRN, Raiane Sales, Dra Cristiane Fajardo, Dr Fábio de Almeida Vieira).

COBERTURA VEGETAL URBANA: PERSPECTIVAS PARA A CONSERVAÇÃO EX SITU (Trabalho aprovado pela mestranda do PPGCFL/UFRN, Ornela Gomes, Dra Cristiane Fajardo).

DIVERSIDADE GENÉTICA DA ORQUÍDEA ENDÊMICA E AMEAÇADA Cattleya granulosa Lindley NA MATA ATLÂNTICA (Trabalho aprovado pela Dra Cristiane Fajardo e Dr Fábio de Almeida Vieira).



37 visualizações

© 2016-2019 Fábio Vieira

Podcast..png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter