“Árvore da vida”

Atualizado: 31 de Out de 2019


Carnaúba [Copernicia prunifera (Miller) H. E Moore] é uma espécie nativa da região nordeste do Brasil. Por ser versátil em relação às formas de usos, essa palmeira ficou conhecida como “árvore da vida”, pois todas as suas partes (folhas, frutos, caule, raízes) podem ser utilizadas para fins domésticos ou como fonte de renda, sendo o pó cerífero, contido nas folhas, o principal produto de exploração.


Pesquisadores do LabGeM realizaram uma pesquisa com moradores da zona rural de Ipanguaçu, RN, que exploram comercialmente a carnaúba. Foram investigados os aspectos etnoecológicos e etnobotânicos dessa palmeira em 2012.


Entre as informações obtidas, a carnaúba é útil na alimentação humana e animal, artesanato, construção civil e rural, e as raízes possuem propriedades medicinais. Além dos usos, os informantes relataram práticas conservacionistas que realizam em relação à espécie, como produção de mudas e alternância de áreas exploradas.


Considerando a importância que a carnaúba tem na região nordeste, os dados dessa pesquisa são de suma importância para a elaboração adequada de planos de manejo para a espécie no semiárido do Brasil. Leia mais aqui!

Fotos: Fábio Vieira

#carnaúba #Coperniciaprunifera #caatinga #árvoredavida #etnobotânica #etnobiologia #pócerífero #Arecaceae


Por Rodrigo Sousa e Fábio Vieira, LabGeM

0 visualização

© 2016-2019 Fábio Vieira

Podcast..png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter